Bem Vindo/Welkome

Esta página pretende-se interactiva,deixe imagems,informações,dicas do mês.

terça-feira, 2 de março de 2010

Sonambulismo

O Sonambulismo: atinge 30% das crianças dos 5 aos 12 anos, na maioria das vezes desaparece na adolescência, só atinge até 2,5% dos adultos, 15% jovens, 3 a 4% de crianças têm episódios frequentes.
È um transtorno do sono, em que as capacidades motoras se activam automáticamente, na fase do sono lento profundo, primeiro terço da noite, mas a pessoa fica sempre inconsciente.
A incidência infantil explica-se porque "As crianças têm um sono mais profundo e uma maior capacidade de sincronização das ondas cerebrais, qu conseguem trabalhar, fazer mais coisas em simultâneo".Dra. Teresa Paiva, do Centro de Electroencelagrofia e Neurofisiologia Clínica.
"È herditário, surge com a progressão para o sono profundo, o stress e os niveís de ansiadade, têm tendência a agravar a frequência com que surgem os episódios", Marta Gonçalves, Presidente da Associação Portuguesa do Sono " Os sonâmbulos, realizam a dormir a vida diária, falam, levantam-se, vestem-se " Dra. Ana Peralta, neurologista do Hosp. Stª Maria. São réplicas por vezes do que se fez antes "pode causar acidentes, podem cair, magoar-se,perturbar, saltar" Dr. Anselmo Pinto, Director da Clínica do Sono. Podem falar a dormir. " Devem ser acordados com calma, para não se assustarem  levados para a cama- Marta Gonçalves. Nos adultos os episódios de sonambulismo podem mascarar outras patologias do sono,é necessário fazer mais exames para um diagnóstico mais correcto, podem estar ligados a apneias nocturnas, problemas psiquiátricos como depressões, ansiadade, epilepsia, abuso de álcool, ou de outras drogas, stress.
Normalmente não é necessário medicação,a prevenção é o melhor remédio:
- Os Sonambulos devem evitar dormir pouco,stress e ter horários para dormir e acordar, que devem manter.
Terrores Nocturnos :Os episódios de sonambulismo estão ligados a outros nas crianças, algumas crianças que falam ou andam durane a noite, também fazem xixi na cama ou têm terrores noturnos( ansiadade a dormir). Os episódios de incontinência noturna são frequentes e considerados normais durante o desenvolvimento das crianças,não devem beber liquidos antes de deitar.
Os terrores noturnos começam a manifestar-se aos quatro anos, a criança acorda subitamente aos gritos, em grande ansiadade a suar e com batimentos cardiacos acelarados, no dia seguinte não se lembra, os neurologistas recomendam que se estabeleça uma rotina de sono e se evitem brincadeiras antes de dormir.
Conselhos:
Feche as Janelas e Portas bem, à chave se possível.
Retire objectos perigosos do caminho.
Não deve dormir na parte superior de um beliche.
Podem:
Levantar-se da cama, andar, abrir portas, descer escadas, ir para a cama de irmãos ou pais, comer e beber, falar, saltar.
Fonte: Extraido de um texto in DN.

Sem comentários:

Enviar um comentário