Bem Vindo/Welkome

Esta página pretende-se interactiva,deixe imagems,informações,dicas do mês.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Aldeias do Xisto

Aldeias do Xisto, em Janeiras de cima, Fundão, uma das 24 aldeias da rede das Aldeias do Xisto, distribuidas por 14 concelhos. Casas de Xisto e seixo rolado. Parque fluvial da Lavadeira, junto ao Rio Zêzere. Casa das Tecedeiras, restaurante Fiado, Casa da Pedra Rolada e da casa de Janeiro ( turismo rural -casas de campo ) Café Passadiço.
Alugar bicicletas e canoas na Grau 5 na Barroca, aldeia próxima. A rede de telémovel é fraca. Animação cultural no Verão. Centro dinamizador na Barroca, vendem produtos.
Chegar: A1- sair em Torres Vedras, + A23 direcçãoCastelo Branco, sentido Pampilhosa da Serra + EN112 direcção a Orvalho,
a 42 Km´s da sede do concelho Fundão-chegue á aldeia pela EN238 em direcção ao Fundão, onde encontra sinalização para Janeiro de Cima.
Julho- Semana Cultural das Terras doXisto, tradições da alma das gentes da Beira Baixa.
Esta aldeia está num fundo do Vale do Rio Zêzere, entre serra e pinhal, nos fins da 2ª guerra mundial, desenvolveu-se ali intenso comércio. Hoje pode-se andar nas barcas 5€/ hora sem condutor para quatro pessoas. As pessoas estão envolvidas no projecto e recebem bem. Casa das Tecedeiras, começou com um curso dado por uma associação.
Dormir: Casa de Janeiro: vários quartos, suites também,dois blocos que comunicam entre si no piso térreo Sala / Cozinha peq.almoço incluido, Casa da Pedra Rolada e Casa de Janeiro, em Janeiro  de Cima, Fundão,preços 40€/ noite +-.
Restaurante Fiado: Regressou à terra dos pais que imigraram e recuperou pratos. Pudim de Pão. Leonel Barata.

Sem comentários:

Enviar um comentário