Bem Vindo/Welkome

Esta página pretende-se interactiva,deixe imagems,informações,dicas do mês.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Negros que mudaram a América cont.

Décadas privados de liberdade e décadas de discriminação nos USA.
A simples nomeação de Obama já é um feito histórico.
Cinque-em 1815 nasceu onde é hoje a Serra Leoa,(Amistad de Steven Spielberg)
Seng Pieh filho de um chefe tribal,era casado e pai de 3 filhos quando foi capturado,
pelos Espanhois em 1839 e levado para Cuba,os negreiros deram-lhe o nome.
Comprado em Havana por Ramon Ferrer embarcou com outros escravos no veleiro Amistad,
Matou Ferrer,e tentou que os levassem de regresso a Àfrica,o navio foi interceptado pela
marinha dos USA,foram conduzidos a New Haven e detidos,levados ao Supremo Tribunal,
o caso chamou a atenção do ex-presidente Jonh Quincy Adams,que com um discurso de oito horas conseguiu a livertação de todos e estabeleceu que se escapassem a um cativeiro ilegal
deviam ser tratados como homens livres.De regresso á Serra Leoa com uns missionários desapareceu.ficou na história dos USA como icone da causa Abolicionista.

W.E.B. du Bois-considerado o pai do Pan-Africanismo,foi um líder Afro-americano na primeira metade do sec.XX.Comtemporâneo de Booker T. Washington,co-fundou a NAACP,associação destinada a promover os direitos dos negros.Editor da revista da associação "The Crisis"(25 anos)destacou-se como sociólogo,historiador,professor,escritor e poeta.
David Levering Lewis escreveu na sua biografia-Ao longo da sua carreira Du Bois tentou todas as soluções para por fim ao racismo:educação,propaganda,integração,autodeterminação,defesa dos direitos humanos,separatismo cultural e económico,comunismo e até expatriação.
Vencedor do prémio Lenine da Paz em 1959,juntou-se ao Partido Comunista 2 anos depois,com 93 anos,escolha que lhe valeu a recusa de entrar nos USA depois de uma visita ao Gana.Em Agosto de 1963 faleceu em Acra,não chegando a ouvir o discurso de Martin Luther King um dia depois "I have a dream"

Marcus Garvey-aos 14 anos sentiu a descriminação ao começar a trabalhar numa tipografia,
Nascido na Jamaica,o mais novo de 11 irmãos,herdou do pai o gosto pelos livros.
Desde cedo desenvolveu uma consciência social,tendo liderado várias greves.Depois de uma viagem pela América Central,voltou á Jamaica com um sonho,construir os EU de Àfrica,em NY
para onde se mudou em 1916 apelou aos afro-americanos para se orgulharem da sua raça e regressarem a África,mas não conseguiu convencer a Libéria a aceitar os que o dezejassem.
Detido por fraude em 1922,este homem que em fotografias aparece com o uniforme de Almirante,foi deportado para a Jamaica ,de onde partiu para Londres onde morreu.
Modelo para os activistas dos direitos civis,o seu nacionalismo negro,serviu de inspiração ao movimento Rastafari.

1 de Dezembro de 1955-virágem na luta pelos direitos cívicos nos USA, Rose Parks, costureira em Montegmery, Alabama, foi presa por nao dar o lugar no autocarro a um branco, na sequência o pastor local decidiu apelar ao boicote da companhia de autocarros, foram 381 que levaram o Supremo Tribunal a pôr fim a segregação aos transportes públicos e fizeram Martin Luther King entrar para a História aos 26 anos . filho e neto de pastores baptistas King nasceu em Atlanta e frequentou um liceu segregacionista , na universidade conheceu a sua mulher Coretta Scott com quem teve 4 filhos. Empenhado desde cedo na luta pela igualdade de direitos, nem o incêndio da sua casa, nem as agressões e detençôes destruiram a sua convicção. Entre 1957 e 1968 percorreu mais de 10 milhões quilómetros e proferiu mais de 2500 discursos, o mais famoso " I Have DREAM" teve lugar durante uma marcha que juntou 250 mil pessoas em Washington em 1963, nesse dia declarou: " tenho o sonho de que um dia os meus filhos vivam num país que os julge pelo carácter e não pela cor da pele".
Homem do ano em 1964 da revista TIME , King recebeu o prémio Nobel da Paz no mesmo ano.
A 4 de abril de 1968 ,preparava-se para discursar em Mênfins quando foi abatido na varanda do hotel Lorraine. Tinha 39 anos.


Malcolm X- com 4 anos a sua casa foi incêndiada, aos 6 anos o seu pai Earl Little, feroz defensor dos direitos dos negros , foi encontrado na linha de caminho-de-ferro a policia disse ter sido um acidente, mas os Little sabiam do envolvimento de uma organização de supremacia branca. Traumatizada a mãe de Malcolm morreu com um esgotamento e os filhos foram entregues a orfanatos. Este desinteressou-se da escola e iniciou uma vida de marginal nas ruas de NY, em 1942 aos 17 anos dirigia uma rede de prostituiçao ,jogo e droga.Detido, nos anos que passou na prisão converteu-se ao Islão. Quando saiu subtituíra o Little (nome de escravo) por X e tornou-se um membro activo da Nação do Islão, um grupo de negros que lutava pela igualdade de direitos, Malcolm X incompatibilizou-se com o mentor E.Muhammad e depois de uma peregrinação a Meca, em 1964, deixou o grupo. Incómodo para muitos, Malcolm X foi várias vezes ameaçado de morte e a 21 de fevereiro de 1965, durante um comício em Manhattan , foi abatido por três membros da Nação do Islão.


Louis Farrakhan- aderiu a Nação do Islão em 1955 após uma carreira como cantor de Calipso sob a alcunha " The Charmer". Filho de um taxista jamaicano, este homem nascido Louis Engene Walcott em 1933 mudou o nome para Farrakhan seguindo a tradição da nação do Islão. Rapidamente subiu na hierarquia da organização e quando o filho do líder E. Muhammad permitiu a entrada de brancos, decidiu criar uma organização paralela. Orador dotado, oas seus discursos estavam cheios de declarações polémicas. Em 1995 copiou o exemplo de Luther King e conseguiu reunir 1 milhão de negros em Washington numa marcha e igualdade . As suas criticas ao judeus valeram-lhe acusações de antí-semitismo e as denúncias do poder americano deram-lhe a fama de racista. Este anunciou estar doente e reduziu as intervenções publicas .


Thurgood Marshall- recebeu do pai William Marshall paixão e respeito pela Constituição . Terminado o liceu no estabelecimento reservado a negros, este neto de escravos sentiu a discriminação a que os afro-americanos estavam condenados nos anos 30, quando se candidatou á Faculdade de Direito da Universidade do Maryland e foi rejeitado pela cor da pele, mas não desistiu e acabou por terminar o curso e destinguir-se como juiz. Foi o seu mentor Charles Hamilton Houston, quem o levou de Baltimore , onde nascera em 1908, para NY, onde aderiu á NAACP e e se envolveu na defesa de direitos dos negros. O seu currículo levou presídente Lyndon Johnson a nomeá-lo em 1967 para o Supremo Tribunal dos USA, a mais alta instância judicial do país, onde se tornou o primeiro juiz negro . Faleceu em 1993 três anos depois da chegada ao Supremo de um segundo afro-americano , Clarence Thomas.



Jess Jackson- Ao lançar a sua campanha para as presidencias de 1984 (a primeira de um negro fora de Shirly Chisholm em 1972) Jesse Jackson abriu as portas para que 24 anos mais tarde aos democratas tenham escolhido Obama como candidato á Casa Branca . Nascido em 1941 numa familia pobre da Carolina do Sul, formou-se em Teologia para se tornar pastor, mas acabou por desistir e dedicar-se á luta pela igualdade de direitos dos negros. Jackson estava ao lado de Luther King quando este foi assassinado em 1968. Em desacordo com o sucesor de King , Jackson acabou por se afastar, voltou á igreja , tornou-se pastor e criou a sua organização, a Coligação Arco-Íris. Transformou-se numa das mais influentes vozes afro-americanas e fez valer os seus dotes de negociador, por exemplo, na ex-Jugolávia e na Irlanda do Norte. Controverso acabou por apoiar a candidatura de Obama.


Colin Powell- tinha dúvidas sobre o seu futuro até entrar para o exército, ai destacou-se e aos 25 anos fez parte deo grupo de grupo de conselheiros militares que o presidente John Kennedy enviou para o Vietname, ferido em combate foi condecorado . O seu currículo convenceu George Bush pai a nomeá-lo chefe do Estado Maior em 1991(primeiro negro a chegar a esse cargo) em 2001 George W.Bush filho escolheu-o para secretário de Estado (1º negro ).
Este filho de imigrantes jamaicanos abdicou do sonho da presidência para agradar á mulher Alma , que receava pela sua segurança.


Toni Morrison ( Chloe Anthony Wofford)- 1ª mulher negra Nobel da Literatura em 1993, nasceu no Ohio em 1931, os seus pais tinham-se mudado pouco tempo antes para fugir ao racismo no sul do USA do pai Chloe recebeu uma imagem racista dos brancos, mas isso nao a impediu de fazer amigos na escola onde era a única negra, decidiu mudar o nome para Toni porque não escreviam bem o nome dela. Na universidade conheceu o marido H.Morrison .


Oprah Winfrey- Filha de mãe solteira negra e pobre do Mississipi e tornar-se uma das mulheres mais ricas dos USA , abusada em criança pelo tio , Oprah refugiou-se na radio para fugir á familia desfuncional támbém eleita Miss Tennesse negra, acabou por chamar a atênção das televisões ,foi ai que ganhou fama mundial com The Oprah Winfrey Show um programa visto por melhares de pessoas . Nomeada para Óscar de Melhor atriz secundária pelo o papel em Cor Púrpura , pois é consederada a afro-americana mais rica e influente do séc.XX .Preocupada com as crianças ,Oprah ivestiu 25 milhões de euros numa escola para raparigas da Africa do sul, Um establecimento para raparigas suspeitas de abusos sexuais.

2 comentários:

  1. Olá Luanaalencar97, histórias tristes pelas dificuldades, mas admiráveis pela força de vontade de cada um deles. Há muitos herois de que se fala e sabe, pouco ou nada.

    ResponderEliminar