Bem Vindo/Welkome

Esta página pretende-se interactiva,deixe imagems,informações,dicas do mês.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

PJ.Juiz Santos Cabral,D.José Policarpo-Cardeal Patriarca de Lisboa

Um Mestre de Karaté aprende depressa o segredo para dominar adversários e vencer combates.
Primeiro:Escolher o momento ideal para atacar.Segundo:Desferir o golpe certeiro sem dó nem piedade.
Antes de decidir ouve todas as pessoas envolvidas e pondera muito bem.Quando toma uma decisão por piores que sejam as reacções não volta atráz nunca.Boas ou más toma decisões.
Seleciona os melhores independentemente do cargo ou da profissão na hora de formar equipa.
"È conservador nos comportamentos,tem tendência para a prepotência mas tem consciência disso e tenta mudar"Chamou de volta a equipa quev investigara a Casa Pia:Dias André(Desaparecidos) e Rosa Mota da PJ(Pedofilia na internet).Veio sósinho para Lisboa para assumir um cargo.Não grita, tem voz agradavél,e é muito simpático,mas não tem medo de tomar decisões e não volta atráz.À frente da PJ.

D.José Policarpo-Cardeal Patriarca de Lisboa,Nasceu a 26 de Fevereiro de 1936 na Aldeia do Pego,José da Cruz Policarpo,
Teve cedo a certeza que queria ser Padre,depois de reflectir no quarto avisou a familia e entregou uma carta ao pároco da aldeia,pedindo para entrar no seminário.
Pensaram nele para substituir o Papa João Paulo II,a sua irmã Maria do Céu Policarpo uma das primeiras enfermeiras pára-quedistas de Portugal,prestou serviço em ajuda aos feridos portugueses em Angola da guerra colonial .Viu muitos soldados sem braços e pernas,em 1963 casou-se e abandonou a missão.
Filho de agricultores,passou a infância no campo,12 irmãos nunca faltou nada á familia.vendiam os produtos nas Caldas da Rainha.Em criança ia de burra á cidade vender os produtos,12Kms 1h,30.sobrava-lhe pouco tempo para brincar com os amigos e com os irmãos.sempre foi muito reservado dizem talvez devido á inteligência, jogava á bola com uma bola de trapos,mas dava mais importância aos estudos,entrou para o Seminário de Santarém com recomendação do prior da aldeia.acabou os estudos secundários no Seminário de Almada.padre em 1955 foi para o seminário Maior em Olivais onde tirou as licenciaturas de Filosofia e Teologia,(desde criança que dizia e decidia o que queria fazer falando a sério.)Esteve lá seis anos,até que o Cardeal Cerejeira o ordenou presbítero,todos lhe reconheciam enormes potencialidades,aluno exemplar,bom colega muito aplicado.A vida no seminário era rigida,levantava-se para rezar ás 6h da manhã,tomava o pequeno-almoço no refeitório café com leite e pão com manteiga ou marmelada,depois arrumava o quarto:cama,secretária com cadeira,roupeiro e uma arca,para guardar livros e outros.À tarde estudava,jogava futebol e ténis.por vezes davam autorização para ir passear com outros seminaristas:iam a pé até ao aeroporto para ver o ambiente ou ao cinema,jogavam ás cartas.
Em 1961 foi para o seminário de Penafirme,Torres Vedras,onde foi professor e director.Nas férias de Verão frequentou cursos de Estudos Franceses nas Universidades de Caen e Estrasburgo.Queria mais em 1966,o Cardeal Cerejeira mandou-o para a Universidade Gregoriana de Roma,para se licenciar em Teologia Dogmática.terminou o curso com a tese Teologia das religiões não-cristãs.
Os dogmas da Igreja tais como a existência de Deus , a Trindade , a Encarnação , a Ressurreição de Cristo , os sacramentos , o Juízo futuro têm uma realidade objetiva e são fatos tão reais e tão verdadeiros , quanto o fato de Augusto ter sido imperador de Roma e George Washington o primeiro presidente dos EUA ."
" ...Verdades formalmente e explicitamente reveladas por Deus , são certamente dogmas em sentido estrito , quando propostas ou definidas pela Igreja . Como os artigos do Credo dos Apóstolos . Similarmente , verdades reveladas por Deus , formalmente , mas implicitamente , são dogmas em sentido estrito , quando propostas ou definidas pela Igreja . Como por exemplo : a doutrina da transubstanciação , a infalibilidade papal , a Imaculada Conceição , alguns ensinamentos da Igreja sobre o Salvador , os sacramentos e etc..."
A Teologia , em sentido geral , é a ciência que estuda a natureza de Deus , a obra da criação e seu o relacionamento com a sua origem transcendente . Coadjuvada pela graça , sob a luz da razão , a teologia estuda os dados positivamente presentes na doutrina sobrenatural revelada.
A Revelação é a ação pela qual Deus livremente permite às criaturas que participem do Seu próprio conhecimento .
A teologia dogmática , por seu turno , é aquela dimensão da teologia que trata de matérias doutrinárias definidas como dogma pela Igreja. Isto é , verdades reveladas por Deus , de crença obrigatória para todos os cristãos.
Dogmas são verdades que Deus revelou , e que a Igreja confirma como reveladas , obrigando-nos a crer nelas , porque Deus não erra , nem nos engana. Constituem a expressão verbal da Revelação. São verdades irrefutáveis , inquestionáveis ; verdades de fé .
Dogmas são verdades eternas que subsistem na mente divina e são reveladas aos homens , intrinsecamente , como definitivas . São desse modo , fatos objetivos , proposições sobre a ordem natural , sobre a realidade sobrenatural e preceitos morais que constituem o corpo da doutrina revelada.
Existem nas Sagradas Escrituras os dogmas formais e explícitos , que são aqueles dogmas que estão expressamente definidos nas Escrituras , e existem os dogmas implícitos que não estão plenamente definidos , pois alguma parte de sua definição ainda não é completamente inteligível ao entendimento humano . Os dogmas implícitos requerem alguma elaboração filosófica por parte da Igreja , sob a assistência do Espírito Santo . Em ambos os casos são verdades reveladas por Deus , confirmadas pela Igreja , como eternas e imutáveis .
A teologia dogmática , portanto , diferencia-se da teologia que aborda questões especulativas e de toda teologia que não versa matérias seladas - isto é - fechadas com dogma pela Igreja .
A Teologia dogmática trata , sistematicamente , das verdades fundamentais da Revelação divina e da forma como o sagrado magistério elaborou seu ensinamento em relação a essas verdades.
Um bom caminho para se conhecer os dogmas da Igreja , é estudar os documentos dos concílios ecumênicos principalmente os documentos do Concílio de Trento , com seus diversos cânones dogmáticos na forma de anátema. São dogmas sobre Deus , sobre a lei moral , sobre Nosso Senhor Jesus Cristo e as leis evangélicas ; sobre Maria Santíssima , sobre a Igreja , sobre os sacramentos , sobre o homem , sobre o destino do mundo , sobre a Parusia e o Juízo Final , entre outros temas teológicos da mais alta importância.
O Concílio de Trento (1545-1563)
Prof.Everton Jobim
http://br.geocities.com/worth_2001/Trindade.html
Quando deixou a capital italiana tinha á sua espera em Portugal o cargo de de reitor do Seminário dos Olivais e professor na Universidade Católica,cativava os alunos com as suas aulas nas órais parecia distraido mas lembrava-se de tudo.
Nem tudo foram rosas na sua vida mas nunca se deixou abater,e cresceu sempre na hierarquia da Igreja.Foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa e dois anos depois ordenado Bispo na Igreja dos Gerónimos pelo cardeal D.António Ribeiro tornando-se seu braço direito.Tornou-se Reitor da Universidade Católica depois de anos a dar aulas de Teologia.Em 1998 com a morte de D.António Ribeiro,foi eleito o novo cardeal de Lisboa,passando a contactar directamente coim Papa João Paulo II.De manhã á noite a sua vida é cronometrada ao minuto,Levanta-se ás 7h,30 reza e despacha o correio,á tarde reuniões e á noite lê.È do Sporting,é cinéfilo mas raramente vai ao cinema.Admira Orson Wells.Nas férias e fins de semana vai ao Pego,juntando-se aos irmãos e sobrinhos.Nessas alturas conduz o seu Audi A4,de resto tem motorista.
Fala e escreve correctamente Italiano e Francês e razoavelmente o Inglês e Espanhol.Gosta de comidas assadas e no forno,de bacalhau,com um copo de vinho tinto e poe picante na comida.Não come doces de sobremesa Ananáz ou Abacaxi,no fim bebe sempre um café.Tem o vicio do tabaco,um maço por dia,hábito que ganhou com 30 anos no Seminário.A Igreja Católica não vê com boms olhos os padres que fumam"Os fumadores são perseguidos"Gosta de ouvir anedotas,é muito observador e calmo,remata sempre com uma frase que faz todos rirem.Em criança dizia que o seu sonho era ser prior de uma aldeia,È cardeal de Lisboa,agora é a sua vez de rir.
From Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário