Bem Vindo/Welkome

Esta página pretende-se interactiva,deixe imagems,informações,dicas do mês.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Rui Mendes

Preparou-se lendo os livros de Martin Heidegger e de Hannah Arendt, e literatura sobre o relacionamento dos dois. Ela era aluna, ele professor , ela judia ele do partido Nazi. A jornalista americana Kate Fodor, escreveu a peça sobre ambos " Hannah e Martin ", passa-se na Alemanha entre 1924 e 1946, desde a ascenção do regime nazi até ao final da guerra. Ele foi um nazi idealista que se afastou na parte do exterminio racial, ela conseguiu fugir para os EUA, ela salva-o durante os julgamentos de Nuremberga, de ser perseguido, julgado e eventualmente condenado.
João Lourenço, encenador, disse que o actor Rui Mendes " Vive por dentro aquilo que diz "
" Tentei perceber como aquele homem pensava, a obrigação de um actor é perceber as personagens "
Há quem diga que os actores devem ter personalidades mais fracas  maleáveis, para melhor absorverem os carácteres dos personagens. O actor tem a possibilidade de viver coisas que lhe não são permitidas na vida real, nomeadamente as que lhe são proibidas ou que ficam mal aos olhos dos outros.
Foi professor do conservatório. " Defendo em cena ideias totalmente difrentes ás minhas com convicção , tal como o personagem o faria " No Liceu Camões, ajudava nos cenários para as récitas, o avô era actor, Henrique de Albuquerque, adoeceu e morreu no desemprego, nunca esqueci as dificuldades por que passou,apesar de gostar de teatro, mas quando experimentei a representação nunca mais parei, matriculou-se tambem em Arquitetura, mas cancelou por não conseguir conciliar as coisas. Teve que ir dois anos para a Guerra Colonial em Angola, foram tempos difíceis, já fazia teatro televisivo.
Em 1975, começou a dedcar-se à encenação, que implica  ter uma ideia global do espectáculo e a capacidade de indicar o melhor caminho aos actores, deve-se arquitetar primeiro as coisas na cabeça, depois no papel e depois no palco, como um arquitecto.
"Todos os actores pensam que se fossem eles a encenar, talvez fossem por um caminho diferente,mas quando temos confiança no encenador, tentamos perceber porque é que ele quer as coisas de determinada maneira e acatamos as suas decisões "
Rui Mendes nasceu em Junho de 1937, em Coimbra, é actor e encenador,estreou-se profissionalmente nos palcos do Teatro Trindade em Lisboa, em Dezembro de 1950, na peça " A ilha do tesouro ".
Fez muito teatro e televisão no inicio da carreira, ao mesmo tempo que frequentava o curso de Arquitetura., foi forçado a abandonar tudo para ir para a guerra colonial. Encenou Tchecov" Três irmãs ", " Sonho de uma noite de Verão" de Shakespeare,  "A Louca de Chaillot " de Jean Giradoux,  " Picasso e Einstein " de Steve Martin.
Adaptação de texto from: Dica da Semana

Sem comentários:

Enviar um comentário