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sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Dislexia de Superfície

Dislexia de Superfície-Dificuldades com a aprendizagem das regras ortográficas, especificidades morfológicas ( a Morfologia é a parte da Gramática, que se ocupa das formas e das modificações das palavras) , leitura de palavras irregulares e automatização, têm grandes dificuldades em criar ou manter, na memória de longo prazo, as particularidades ortográficas das palavras.È afectada a compreensão da leitura de palavras homófonas ( com uma ortografia diferente, mas com o mesmo som ), cometem erros ortográficos frequentes, fonéticamente plausiveis e regularizam a ortografia de palavras irregulares.
È um sub-tipo da Dislexia,para uns a causa é uma deficiência no processamento dos sons,das suas modificações e da correcta pronúncia, défice fonológico, para outros a causa seria um défice cognitivo específico, diferente do fonológico,talvez um défice visual-atencional. A Afectação da memória visual não é sistemática.A reeducação palavra a palavra intensiva é possivel.
Prognóstico das Dislexias :
*Depende da gravidade do défice fonológico ( da capacidade de processamento dos sons ).
*Do grau de exposição a tarefas fonológicas ( exercicios com sons) nos anos pré-escolares ( quanto mais melhor a aprendizagem )
*Das competências linguísticas, deve-se fazer facilitação contextual,que depende das capacidades semânticas ( significado das palavras ). A evolução da Dislexia depende das capacidades linguistícas: vocabulário-léxico,processamento semântico-conhecimento do significado das palavras que sabe dizer; pragmática-saber que tipo de linguagem utiliza em situações sociais diferentes ( pais, escola, formal ) e saber utilizar a linguagem, como meio de relação com os outros.
* Do QI não verbal, inteligência não verbal,descontaminada da linguagem e dependente do processo visual entre outros.
* Da identificação da perturbação e da subsequente intervenção precoce.Está demonstrado que  o treino da consciência fonológica ( consciência dos sons,capacidade de jogar cos sons das palavras), combinado com ensino estruturado da leitura e da escrita, pode corresponder a uma intervenção eficaz.
Não é adequado adiar ou esperar uma intervenção.A experiência clinica demonstra que um problema no inicio da leitura, se transforma numa perturbação grave de leitura, se não for feita uma intervênção precoce e intensiva.
*Do ambiente: lingua,educação materna,exposição literária e linguistica, a falta de exposição à linguagem escrita/leitura , por dificuldades e desmotivação secundária, tem um efeito agravamento da mesma. Sem um programa de intervênção precoce e intensiva, muitas destas crianças terão dificuldades em atingir um nível de literacia semelhante aos seus pares.
A Avaliação da Dislexia deverá incluir a avaliação da linguagem, inclusive fonológica.
Adptação de  um texto do Dr.Miguel Palha ( Pediatra desenvolvimentalista ) in Pais e Filhos.

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