Bem Vindo/Welkome

Esta página pretende-se interactiva,deixe imagems,informações,dicas do mês.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Isaias , S.Pedro,S. Domingos de Gusmão

Os serafins cantam a Deus. Deus envolve-nos sempre e em toda a parte e tambem quando celebramos os santos mistérios na Liturgia da missa.
O Profeta Isaias sentiu-se pequeno e indigno diante da santidade de Deus, a consciência da sua indignidade leva-o a exclamar, "Ai de mim que , que estou perdido,porque sou um homem de lábios impuros ,," mas um serafim tocou-lhe os lábios, simbólicamente, purificando-os,tornando-o assim apto a vir falar com Deus que lhe perguntou:" Quem enviarei ? Quem irá por nós ?" , nesse momento Isaias, venceu definitivamente o medo e respondeu com grande confiança " Eis-me aqui: podereis enviar-me ".
Passando para o Evangelho,Jesus de um Barco, ensinou pessoas, sentadas na areia,descipulos, ao terminar disse aos amigos que era tempo de irem pescar,apesar do insucesso da noite anterior, disse a S. Pedro " Faz-te ao largo e lançai as redes para a pesca ", S. Pedro começou por responder " Mestre andámos na Faina a noite toda e não apanhámos nada " mas depois disse " Mas já que o dizes, lançarei as redes ", tinha razão em confiar, a pesca milagrosamente correu muito bem,foi abundante,simbolizou a futura missão,foi para os descipulos um forte sinal do poder de Jesus, mas levou S.Pedro a sentir-se indigno perante Jesus, que lhe disse," Não temas,daqui em diante serás pescador de homens"isto é vais cativá-los para uma vida diferente,e eles tendo conduzido os barcos para terra, deixaram tudo e seguiram Jesus.
Hoje devemos fazer o mesmo, não ter medo, não desanimar perante os insucessos de ontem e ir pescar diariamente com vontade e dedicação , com fé,  os frutos do nosso empenho aparecerão, como por milagre.
Os cristãos que se santificam pelo trabalho e na vida de familia, devem ser mais ousados, transmitir mais alegria , conhecendo Jesus,com a certeza da sua presença,com a força da sua amizade,que transforma a vida e lhes dá sentido.
Troçavam do aspecto fisico de S. Paulo, chamavam-lhe aborto,negavam-lhe qualidades para ser apóstolo,
Jesus apareceu-lhe vivo, depois da ressureição.
Jesus está vivo, podemos ouvi-lo na sua palavra,podemos falar com ele na oração,podemos experimentar o seu perdão, podemos recebê-lo e adorá-lo na eucaristia / Missa.
Todos os dias devemos, arranjemos tempo para a oração, sem pressa, para ouvir Jesus e falar com ele.
A oração é muito importante para a vida,não serve só para fazermos pedidos a Deus, serve tambem para Deus nos fazer pedidos a nós e serve para nós lhe respondermos, como S.Pedro, primeiro com a consciência da nossa imperfeição,mas tambem com total confiança e por isso voltamos a lançar as nossas redes mar adentro e se Deus quizer, virão de novo cheias, de homens e mulheres, dispostos a fazer a experiência da Santidade,do poder e do amor de Deus.
Adptação de textos do Cónego José Manuel dos Santos Ferreira .
História da Teologia na Igreja, na Idade Média, (S. Francisco de Assis)  e S. Domingos de Gusmão, sec XII.
Cristo é o bem mais precioso em todas as épocas e lugares, dedicou-se humildemente ás tarefas que lhe foram confiadas, ao invés da tentação de poder, prestigio, carreira, trabalhar mais para os outros do que para si mesmo.Fundou a ordem dos Pregadores, S. Domingos,quis que os seus seguidores adquirissem uma sólida formação teológica, enviou-os para universidades da época, quiz que tivessem dedicação ao estudo, imprescindivel,que cultivassem a dimensão cultural,quis que os seus frades se lhe dedicassem sem reservas,com deligência. " O desenvolvimento da cultura, impõe a todos os niveis uma boa preparação, para que a beleza da vida cristã, possa ser nutrida,reforçada e defendida."
" Todos podem encontrar uma profunda alegria interior, ao comtemplar a verdade que vem de Deus,sempre actual e viva "Lema dos Frades Pregadores " Comtemplata alíís tradere " ( transmitir aos outros o que comtemplámos )
Adptação da catequese do Papa Bento XVI.

Sem comentários:

Enviar um comentário