Bem Vindo/Welkome

Esta página pretende-se interactiva,deixe imagems,informações,dicas do mês.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Donald Rumsfeld

Donald Rumsfeld- " Se não és criticado é porque não estás a fazer o teu trabalho ",
uma das " Regras de Rumsfeld ",conjunto de citações, pensamentos e conselhos reunidos.
Dividiu a carreira de 50 anos, entre o mundo dos negócios e a política.
Erros estratégicos no Iraque. Descrevem-no como uma pessoa implacável, teimoso, determinado,
ambicioso, politico experiente, Secretário de Defesa do Governo de George Bush.
Quando era novo a sua obsessão era o desporto, foi campeão de luta livre, capitão da equipa
universitária de Princeton, colrga de quarto de Frank Carlucci, aspirou a um lugar na selecção
olímpica dos EUA, mas uma lesão no ombro, quando esteve na Marinha, fizeram-no voltar-se
para a política, mas continua desportivo, faz flexões com uma mão, não tem cadeiras no gabinete,
prefere trabalhar de pé, tenta dar passos diários, equivalentes a 7,5 Kms.
Tenacidade que usa nos negócios e na política, carreiras que desenvolveu em paralelo, com interligações
perigosas.Em 1977, abandonou a política e assumiu a presidência da G.D Searle & Co, uma pequena empresa farmacêutica à beira da falência, que lutava à anos para conseguir da Food and Drug Administration ( FDA), a necessária aprovação para comercializar o adoçante sintético aspartame,
conseguindo essa autorização durante a presidência de Rumsfeld, o aspartame chegou ás lojas, apesar de nos anos seguintes muitas pessoas se terem queixado de dores de cabeça e náuseas.
Com os ataques terroristas do 11 de Setembro de 2001, viram-no na tv, em mangas de camisa, a ajudar os feridos nos escombros do Pentágono, depois deu conferências de imprensa quase diárias, onde o seu forte magnetismo e sentido de humor arrasavam, quatro anos depois caiu em desgraça, as suas atitudes de falcão deixaram de ser bem vistas após o conhecimento das torturas em Abu Ghraib, a sua popularidade bateu no fundo com o arrastar da guerra no Iraque e a confirmação de que os EUA mentiram para justificar a guerra.
De Gaulle dizia " Os cemitérios estão cheios de pessoas insubstituiveis " confrontado com a demissão cita, mas não se demite.
Nasceu a 8 de Julho de 1932, na pequena localidade de Evanston, arredores de Chicago, frequentou a prestigiada Universidade de Princeton, mas deixou de estudar em 1954, para ingressar na Marinha como piloto. Em 1957 mudou-se para Washington, foi eleito para a Câmera dos Representantes em 1962, em 1975, foi nomeado secretário da Defesa, cargo que ocupou durante dois anos, depois virou-se para os negócios, mas voltou para a Casa Branca em 2001, com George W. Bush, é casado e tem três filhos.
Cruzou-se várias vezes com Dick Cheney, Vice-Presidente dos EUA, Governo G.W.Bush.
Ofereu-lhe o 1º emprego em Washington, meses depois de o ter rejeitado numa 1ª entrevista,
Cheney disse " Rumsfeld foi o patrão mais duro que alguma vez tive, mas também o que mais me ensinou, era muito exigente, não tinha tempo para dizer obrigado ou bom trabalho, a recompensa por um trabalho bem feito era mais trabalho ".
Em 1983, estava afastado da política, mas o Presidente Ronald Reagan escolheu-o como seu enviado ao Médio Oriente, fazendo a aproximação dos EUA ao Governo do Iraque, de Bagdad e Sadam Hussein, considerado em Washington um aliado para travar a expansão do fanatismo religioso iraniano, várias empresas norte-americanas  ganharam, na altura, lucrativos contratos para fornecerem componentes para armas químicas, que Sadam Hussein usou contra os Iranianos.
Adaptação: Fonte texto de Ricardo Ramos no CM.

Sem comentários:

Enviar um comentário