Bem Vindo/Welkome

Esta página pretende-se interactiva,deixe imagems,informações,dicas do mês.

domingo, 2 de novembro de 2008

Gerir o tempo de trabalho


Quanto tempo temos? Saiba como dar mais ao seu tempo.

Ontem já foi não importa quando,com o passar do tempo vamos percebendo que o tempo tem muito pouco tempo,,para o tempo que gostariamos que ele tivesse.Perdemos tempo a desabafar "Não tenho tempo para nada ", surprende-se se lhe disser que "o tempo não se gere",ricardo Vargas ,consultor de gestão,da Plan B"O tempo não pode ser gerido,porque nos transcende,o que pode ser gerido é o conjunto de actividades que fazemos no tempo de que dispomos,devemos dar á vida uma forma por nós decidida,em vez de aceitar a forma como o acaso decide para ela" Cris Carvalho ,directora do Instituto de Coaching e Linguistica (ICL),sugere:

1-Plano de ataque:Têm mil tarefas para cumprir,mal tem tempo para respirar: Pegue num papel e numa caneta e começe a planear: o ponto de partida para uma melhor gestão do seu tempo é a motivação e a vontade de fazer mais e viver mais,responda a algumas perguntas e vá escrevendo o que o motiva:
a) O que faria se tivesse mais tempo ?
b)O que ganharia se tivesse tempo para fazer tudo o que quer ?
c)O que uma agenda equilibrada e bem organizada lhe poderá trazer ?
d)Como seria a sua semana ideal ?
e)Quais as áreas da sua vida para as quais gostaria de criar mais tempo ?
f) O que a impede de ter tempo para o que é importante para si ?
2-Mude de atitude:para organizar o seu tempo tem de ter uma atitude positiva,provávelmente andou muitos anos sem uma agenda bem organizada,com aquela sensação de falta de tempo,não perca energia com o que já passou,deixe para tráz a conversa fiada,as distracções,adpte uma atitude positiva e começe a gerir o seu tempo.
3-Defina objectivos pessoais e profissionais, reais claros e exequiveís: tenha conciência do que realmente quer atingir,um planeamento bem orientado mostrará a sequência dos passos que deverá dar para chegar á sua meta.Escreva os seus objectivos para os próximos 06 meses e estabeleça datas concretas para a sua realização.
4-Objectivos a longo prazo:Devemos igualmente planear os objectivos a médio e longo prazo,
que começam agora ! As decisões que toma hoje,são escolhas que o levam a contextos futuros,
planeie os passos que deve dar já,para garantir que os seus objectivos para 5 ou 10 anos aconteçam no momento dezejado.
5-Importante ou urgente: As tarefas importantes são quelas que contribuem para os resultados
que queremos alcançar,as urgentes são as que têm um prazo limite próximo,mas nem sempre são vitais para o sucesso.O importante é sempre prioritário versus o urgente,que não nos deve intimidar.
6-Como lidar com imprevistos:Contrua a agenda deixando sempre um espaço para os imprevistos,que acontecem constantemente.Tente chegar aos locais 10 a 15 minutos antes da hora marcada, evitará stress.
7-Plano diário:Reserve alguns minutos do final de cada dia ,para fazer o planeamento das tarefas para o dia seguinte,construa a agenda com tudo o que deve fazer e tudo o que tem marcado.
Na agenda assinale todos os acontecimentos,não apenas os mais importantes,apenas assim terá controle sobre o seu tempo,aproveite para rever o que conseguiu concretizar dentro da lista do dia que chega ao fim.
8-Local de trabalho: O local de trabalho deve ser orientado para lhe garantir uma boa gestão de tarefas e optimizar o seu tempo.Começe por perguntar como seria o ambiente de trabalho ideal para si ?Como pretende exactamente ter as coisas organizadas ? Evite extras que lhe causem distracções,como os papéis desorganizados,arrume em pastas de arquivo,quanto menos tiver em cima da sua mesa de trabalho,menos focos de distracção terá.
9-Use post-its com moderação,perdem-se as anotações ,fazem perder a concentração,se é um contacto importante coloque-o de imediato na agenda.
10-Uma ou duas tarefas-Existem pessoas que conseguem fazer várias tarefas ao mesmo tempo,mas os resultados nunca são tão eficazes.È preferivél canalizar as energias para a realização e e conclusão de uma tarefa de cada vez.
11-Dizer não-As pessoas preferem normalmente ser simpáticas e acumulam tarefas,desdobram-se em solicitações,dizer não no momento certo é fundamental para o seu sucesso,faça-o pela positiva,evite dizer "Não me interrompas"ou "Não posso falhar",diga "Estejam em silêncio""Tenho de ser bem sucedido"
12-Ladrões do tempo:Esmagam os seus objectivos,são os momentos em que se desvia do caminho por distracções e armadilhas colocadas no seu ambiente de trabalho,a conversa fiada,emails,telemóveis,interromper para um café,deixe essas tarefas para as horas em que não está a trabalhar.
13-Delegar tarefas:Liberte-se de todas as tarefas que outros podem fazer,o que permite focar-se naquilo que é importante para a obtenção de resultados.Um imperativo para ganhar tempo,não centralize tudo em si,não queira dominar tudo.
14-Apenas a pontualidade lhe permite gerir a agenda,importante para o inicio e para o fim de cada tarefa.O mesmo se passa com o tempo que se passa no local de trabalho,presença fisica não é tempo útil de trabalho,as horas que estamos a mais no trabalho podem não ser produtivas,não deixe as reuniões eternizarem-se.
Estudos comprovam que temos capacidade de nos adptarmos em funçao do tempo que temos para fazer uma tarefa,se tivermos dois dias fazê-mos em dois dias,se tivermos uma semana fazemos numa semana o que há para fazer.
15-Outlook:Reaprenda a utilizar,o correio eléctrónico e as agendas electrónicas ou de papel,são os melhores aliados quando bem utilizados.Divida as mensagens em pastas por assuntos/datas,
não ponha avisos sonoros ou visuais de chegada que o distraiam,minimize-o,crie as pastas com assuntos e assim na hora de recuperar uma mensagem perderá menos tempo.
Ao escrever o seu inconsciente regista automáticamente as tarefas,assuntos.
As agendas devem ter um plano diário e/ou semanal,coloque sempre horas defenidas para tudo na agenda: refeições,entrar e sair do trabalho,estar co a familia,estar com os amigos,para a leitura,para ler os emails.
16-Sugestão de divisão do dia:Se o dia tem 24 horas,8 são para dormir,8 para trabalhar,e as restantes 8 para o lazer,tendo em atenção que deverá ter flexibilidade para colocar ou retirar horas de cada actividade dependendo de cada dia,mas tente cumprir esta divisão de 3 grupos de 8 horas.
Das 8 horas que lhe restam pode por exemplo geri-las:
1hora para reflectir,sobre os seus sonhos,objectivos e como alcança-los,reflectir sobre si mesmo:como ser uma pessoa melhor,como melhorar os seus relacionamentos.
1h de auto-aperfeiçoamento (ler,estudar,adquirir mais conhecimentos nas áreas que mais gosta.
1h para contactos:manter contactos com amigos,familiares e reforçar novos conhecimentos
2h para trabalhos extra :projectos paralelos
3h: relaxamento,exercicio fisico,lazer.


From:The Place /Carla Novo

Sem comentários:

Enviar um comentário