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sábado, 19 de abril de 2008

Educação: Prof. Gabriel Mithá Ribeiro

Professor há 15 anos,Margem Sul do Tejo,
sempre com sentimento de vocação,
gosta da história e do ensino,venera o conhecimento acima de tudo.

Investigador no I.S.C.T.E.(pós graduação em Estudos Africanos).

Se não resolvermos a indisciplina,não vamos resolver a violência;
A violência é residual ,o que é de facto problemático é a indisciplina.

A indisciplina passa por muita coisa.
A autoridade precisa do cultivar da distância e da gestâo do silêncio,as pedagogias
fazem o contrário:desautorizam os professores,
ao serem empurrados para excessivamente próximo dos alunos,
tenta-se criar uma empatia primária entre professores e alunos,
com efeitos preversos na relação com o conhecimento.

O professor deve perceber,que a sua primeira empatia ,
deve ser com o conhecimento cultivando assim uma subserviência,
ao próprio saber e não ao aluno,o que força tambem o aluno a cultivar ,
a subserviência ao saber e não ao professor.

Problemas :excesso de alunos por turma,as aulas não deviam ter 90 minutos,
não deveria existir área de progecto e de estudos acompanhados,
sendo que a indisciplina está ligada á falta de autoconfiança e á consequente,
falta de autoridade dos professores.
A burocracia tambem favorece a indisciplina,levando a não actuar.

"No inicio das aulas não perdoo a minima falha aos alunos,ponho na rua,desde as primeiras semanas crio uma relação de autoridade e distanciamento,que me garante um resto do ano mais tranquilo.
Não agir,adiar e arrastar os problemas é pior."Há uma falta de lucidez ,a pensar as politicas educativas":

"Se o professor tivesse de por um aluno na rua e fosse ele a ter de preencher um papel provando a conduta do professor foi injusta ,resolverse-iam problemas burocráticos."

Contra a indisciplina : Prevenção,Integração e Punição.

Os partidos politicos devem devem apresentar progectos com principio,meio e fim,com ideias concretas apresentadas ,para os problemas.A Direita e a Esquerda deviam apresentar diferentes propostas.

A primeira forma de resolver a indisciplina,é como em nossa casa,assumir que o problema existe.

Deve-se discutir o problema e problemas associados.

Explicar porque é um problema e apresentarem-se soluções.

Devem-se forçar os politicos a terem ideias.
As elites veem demasiado para fora.em vez de olhar por nós,por quem anda nas escolas e percebe os problemas que ai existem.

Como em todos os problemas sociais arranjar culpados, é a medida mais fácil ,para não fazer nada.

Responsabilidade,a culpa é muito judaico-cristã,que nos faz procurar bodes expiatórios ou bater com a cabeça nas paredes,temos uma boa base para começar a trabalhar.Resolver o problema é
-discussão pública e saber que podemos exprimentar soluções.


Não facilita o rebuliço,"os alunos precisam de concentração para aprender"
e é do silêncio e da ordem que tudo nasce.

Autor de " A pedagogia da Avestruz" e "A lógica dos burros ".

Denuncia as "imbecilidades curriculares" a "burocracias estupidificantes" e " a gestão caciquista das escolas".

Desde o Marquês de Pombal,que somos governados por iluminados-tu ficas aqui e tu vais para ali.

Numa democracia as coisas devem funcionar por contrato social.

Porque raio se tem a impressão, que os professores estão contra os alunos,os alunos contra os professores e os pais contra todos?
Não é verdade,são estereótipos que fomentam a inércia.

Pedagogos dão aulas,pedabobos são os que brincam a fazer as leis,criando legislação que não tem consequências práticas.As Leis têm de ser simples e eficazes"Se eu fizer isto tenho como consequência aquilo." "Se eu fizer isso 2 ou 3 vezes a consequência é aquela".deve-se levar em conta o efeito das leis dentro das salas de aulas.

As areas disciplinares não curriculares ,não estão a produzir efeitos (em detrimento,do conhecimento.) È contra a formação civica,estudo acompanhado,filmes a mais,conversas a mais,tempos mortos-ninguem aguenta 90 minutos de aulas.

Não são más pessoas,mas governam mal e a oposição não provou ainda ser melhor .

Os livros que escreveu ,são um levantar de voz para o problema:

-Temos na sociadade portuguesa , algumas pessoas que pensam na educação ex:Nuno Crato (**obs.Ana-acabei de ver uma entrevista na RTP 2,em que falava o prof. Nuno Crato,talvez um bom possivel ministro da cultura, falou bem e com muita simplicidade e calma da educação e do ensino da matemática,Falou da importãncia do conhecimento,do trabalho,da preserverãnça e da organização ,para a obtenção de bons resultados escolares (((e penso que na vida em geral de qualquer pessoa.)))Autonomia com responsabilidade),Paulo Guinote,Filomena Mónica(**Ana-achei de uma coragem imensa o livro que escreveu,levantar questoes sobre relacionamentos que teve com os homens da sua vida e a relação com a mãe,,,dando o nome e a cara,com mais de 50 anos,sem receio de se expor ).-No geral existe pouca reflexão .Se depois de se dizer os problemas as pessoas insistem é porque há burrice.

-Há 12 anos,Maria Filomena Mónica,chamou a atenção para o problema.Porque não se fez nada?

Deixou de haver desculpas ,para não se ouvir quem anda no terreno e pensa estas coisas.

12.04.2008 in NS

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