Bem Vindo/Welkome

Esta página pretende-se interactiva,deixe imagems,informações,dicas do mês.

domingo, 4 de maio de 2008

Clarice Lispector(1925-1977)

Notas Biográficas:

Clarice por ela mesma:"Nasci na Ucrânia, terra de meus pais. Nasci numa aldeia chamada Tchetchelnik, que não figura no mapa de tão pequena e insignificante. Quando minha mãe estava grávida de mim, meus pais já estavam se encaminhando para os Estados Unidos ou Brasil, ainda não haviam decidido: pararam em Tchetchelnik para eu nascer e prosseguiram viagem. Cheguei ao Brasil com apenas dois meses de idade.Sou brasileira naturalizada, quando, por uma questão de meses, poderia ser brasileira nata. Fiz da língua portuguesa a minha vida interior, o meu pensamento mais íntimo, usei-a para palavras de amor. Comecei a escrever pequenos contos logo que me alfabetizaram, e escrevi-os em português, é claro. Criei-me em Recife. E nasci para escrever. Minhas liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo."

VIDA E OBRA
Clarice nasceu em 10 de dezembro de 1925. Morou em Recife até os 12 anos de idade, tempo que lhe deixou muitas recordações.A família Lispector veio para o Rio de Janeiro em 1937 e dos treze aos quinze anos Clarice frequentava diariamente a Biblioteca da Rua Rodrigo Silva, onde lia todos os livros com títulos bonitos. "O lobo da estepe"de Herman Hesse, um dos escolhidos, influenciou profundamente sua filosofia de vida. Com apenas 18 anos, teve uma surpreendente aceitação da crítica: "Perto do Coração Selvagem" foi vencedor do prêmio Graça Aranha em 1944.Também em 1944 iniciou sua vida de embaixatriz após se tornar bacharel em direito pela Faculdade Nacional e casar-se com o diplomata Maury Gurgel Valente. Até 1960 morou no exterior, onde nasceram seus dois filhos. Morreu no Rio de Janeiro em dezembro de 1977.

Meu Deus, me dê a coragemMeu Deus, me dê a coragem
de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites,
todos os vazios de Tua presença.
Me dê a coragem de considerar esse vazio
como uma plenitude.
Faça com que eu seja a Tua amante humilde,
entrelaçada a Ti em êxtase.
Faça com que eu possa falar
com este vazio tremendo
e receber como resposta
o amor materno que nutre e embala.
Faça com que eu tenha a coragem de Te amar,
sem odiar as Tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo.
Faça com que a solidão não me destrua.
Faça com que minha solidão me sirva de companhia.
Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar.
Faça com que eu saiba a ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo.
Receba em teus braços
o meu pecado de pensar

Sem comentários:

Enviar um comentário