Bem Vindo/Welkome

Esta página pretende-se interactiva,deixe imagems,informações,dicas do mês.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Crianças e adolescentes

Uma educação consistente:From Máxima/Júlia Serrão

-Sendo uma dificuldade de comunicação com origem nos primeiros tempos de vida,a violência deve ser prevenida com o amor e atenção dos pais.

-O pai e a mãe devem estar disponiveis,para acompanhar os filhos e atentos aos sinais que eles transmitem.

-Segundo o psicólogo Manuel Coutinho " na familia o poder não pode cair na rua" "As regras tem de ser claras e haver respeito por todos os elementos que a integram" "A autoridade conquista-se pela atitude,pela forma como nos relacionamos e nos definimos"

-Os pais devem preparar os filhos para os nãos da vida,para as frustrações e dificuldades.

From:Isabel Leal :

A escola é um lugar de aprendizagem,de sociabilização,de coacção e constrangimento,submeter crianças a um conjunto de conhecimentos e competências nunca foi tarefa fácil,sem conflitualidade,choques de personalidade.
-A violência na escola é intrinseco a todas as estruturas que manejam os poderes que se vão exercendo,com o objectivo de normalizar individuos e groupos sociais.
-A l´ogica da humilhação e do constrangimento,e da punição fisica , imperaram em todos os séculos anteriores ao nosso tempo.
-O desaparecimento dos modelos clássicos,a emergência de uma lógica de gratificação em vez de punição,o esvaziamento dos recursos de coacção,a burocratização e distanciamento relacional na escola,como em todas as estruturas de formatação de individuos,pôe a violência latente que existe,Assumir que é assim e chegar a outra forma de gestão do que é intrinsecamente humano,
é o desafio,que ainda nem foi aceite.

O ponto de partida é ouvir o aluno,perceber quais são os seus problemas e dificuldades,numa aproximação informal que deve começar nos recreios:
GAAF (gabinetes de apoio ao aluno e á familia) -Melanie Viola Tavares,psicóloga coordenadora da GAAF na escola Eça de Queiróz nos Olivais.
Conseguio-se que os alunos percebessem que na escola há pessoas preoucupadas com eles.
e que os docentes compreendessem que que as familias,as vivências e o bairro de origem condicionam comportamentos.O objectivo é a prevenção de comportamentos de risco,de violência escolar entre pares,e indisciplina na sala de aulas.
A mediação escolar veio estruturar vários problemas que havia,os jovens já integraram melhor,
que não é pela via do conflito que se resolvem os problemas,
Há violência sobretude entre pares,depois atitudes menos aceitáveis com professores,mas sobretudo por indisciplina.
As causas sociais determinam muitos destes problemas,as familias passam por cada vez mais problemas socioeconómicos.
As crianças assistem em casa a muitos conflitos,e não se conseguem organizar,as estruturas de apoio são escassas.
Maria José Soares,Presidente do Concelho Executivo da Escola,"Se algo falha resolve-se pontual e tranquilamente"
"Os resultados escolares podem melhorar,para haver aproveitamento tem de haver educação para a cidadania,tem de haver valores cívicos e reconhecimento dos valores sociais,mas os resultados cívicos são bons."Tambem o programa Medes ,que ali existe,projecto de mediação da própria escola,tem resultado:os alunos mais velhos responsabilizam-se pelos mais novos.

Sem comentários:

Enviar um comentário