Bem Vindo/Welkome

Esta página pretende-se interactiva,deixe imagems,informações,dicas do mês.

domingo, 4 de maio de 2008

Indisciplina e alunos rebeldes

Educação na literatura : Adélia Prado



"
Ninguém se assuste se eu virar assassina"

"Ninguém se assuste se eu virar assassina. Eu já sou assassina, eu desejo a morte de tudo que obriga um menino a escrever: estou desesperado. O que é que eu faço, em que língua vou fazer um comício, uma passeata que irrompa nos gabinetes, nas salas dos professores que tomam cafezinho e arrotam sua incomensurável boçalidade sobre o susto de meninos desarmados?

Fazem política, os desgraçados, brigam horas e horas pela aula a mais, o tostão a mais, o enquadramento, o quinquênio, o milênio de arrogância, frustração e azedume. "Deus te abençoe, filhinho, vai pra escola, seja educado e respeitador, honra teu mestre." Mestre? Onde é que tem um mestre no Brasil pra que eu lhe beije as mãos?Já não basta ser gente pra encanecer de dor?

Ainda têm as escolas que se aplicar neste esmero de esvaziar dos meninos seu desejo de bois, grama e pequenos córregos?Ó ofício demoníaco de encher de areia e confusão o que ainda é puro e tenro cálice.Não quero dar aulas, ó meu Deus, me livra desta aflição, me deixa dormir, me deixa em paz, aula de nada, aula de religião eu não quero dar.

Falo e me aflijo porque sei que não tem outro caminho senão começar de baixo, de trás, do fim da história, quando Deus pega Adão e lhe mostra as coisas, lhe deixa dar nome às coisas, lhe deixa, deixa, ruminando seu espanto, sua alegria, sua primeira palavra...Ó senhor presidente, ó senhor ministro, escuta: o menino foià aula e escreveu à sua mãe: estou desesperado.

Escuta quem tenha ouvidos: os meninos do Brasil fenecem entre retórica, montanhas de papel e medo.Entre ladrões, como Cristo na cruz.
Adélia Prado - do livro "Solte os cachorros"

Exemplos de alunos indisciplinados:

João Mangito-Hoje professor no Imperial College de Londres,com 40 anos um dos fisicos mais reputados do mundo,autor de estudos que poem em causa a teoria da relatividade.

Aos 15 anos,expulso do Colégio moderno (onde dizem não se lembrar do sucedido,mas que têm orgulho por um ex-aluno ser bem sucedido).

-Na altura apreciei o que aconteceu,andava a sentir-me aprisionado pela escola,libertou-me para fazer outras coisas,pude aprender de forma mais livre,começei a estudar música,aprendi por mim próprio lendo livros,acho que foi muito favorável ao meu desenvolvimento,na altura criou-me imensos problemas.

Antes da expulsão já achava o ambiente escolar demasiado fechado.

Foi agressivo numa redacção:
-devido a essa insatisfação,num comentário a um discurso da directora Maria Barroso.

-Os Britãnicos não levam estas coisas demasiado a sério.

-Considero que a decisão foi exagerada.Acho que a reacção da expulsão foi despropositada,um abuso de poder.Existe uma repressão desnecessária no ensino português.

-Em Inglaterra é preciso haver uma coisa verdadeiramente criminosa,para haver um procedimento desciplinar.
Há casos em que se deve agir mas noutros,são uma maneira imatura de resolver o problema.

Lidar com a agressão é uma coisa que o professor deve saber fazer,certos casos acontecem quando os professores são vitimas chapadas,os alunos abusam disso,infelismente a culpa é dos professores que não têm vocação para serem professores.

-Em Inglaterra tive as mesmas reacçoes que tive em Portugal e passaram despercebidas,é considerado natural ,porque faz parte do crescimento natural.Aqui é dificil situaçoes valorizar-se situaçoes de indesciplina que se destaca em Portugal,o que têm a ver com a preguiça natural do Inglês,mas isso tem um efeito positivo:

-Aqui é-se professor mas não se espera que os alunos vão ás aulas,nunca tive problemas de indisciplina,mas tambem não ligo demasiado,se há comunicação entre professores e alunos é importante,caso não haja é um desperdicio de tempo,a ciência aprende-se de outra forma:

-O que realmente é importante é arranjar um conjunto de ferramentas que permite fazer coisas novas.È um espirito cientifico mais prático que acaba por ser mais criativo.



Outros exemplos:

A indisciplina e rebeldia pode não durar sempre, alguns alunos deram trabalho,uns ganham amor pelo estudo,profissionalizam-se,qualifica-.se,Alguns não tiveram interesse pelas aulas.
-A minha mãe não era muito de castigar e bater,sempre foi mais de conversar,por isso é que eu mudei.Punha-me era a estudar,era o pior ,na altura não gostava.
Cursos de educação e formação.Falar com o psicólogo,com alguem que acredita em nós ajuda.

From :
www.nossacasa.net e NS

Sem comentários:

Enviar um comentário