Bem Vindo/Welkome

Esta página pretende-se interactiva,deixe imagems,informações,dicas do mês.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Charles Aznavour

Cantor françês,nasceu a 22.5.1924 ,começou a cantar aos 9 anos,Edith Piaf lançou-o depois de o ouvir cantar,participou em 60 filmes.

Se a inspiração me falta após escrever mil canções?

-Não há inspiração mas sorte,,,eu vejo maneiras de ser ou situações e retrato-as,faço o mesmo nas canções que os escritores e os pintores no seu trabalho,sou um falsário,basta-me ver televisão e ler jornais,como faço todos os dias,mas escrevo é sempre a mesma visão.

-Os homens ,somos todos diferentes,escrevi sobre tantas questões que ajudei a mudar mentalidades ,eu não vejo as cores,tanto me faz de que cor é um homen,escrevi antes dos outros sobre a homossexualidade,e fi-lo na primeira pessoa,correndo riscos de que não me importo,
também fiz canções sobre bairros pobres,pessoas mudas,sobre a droga,sida e agora escrevo sobre a morte.
-Agora quero viver até aos 120 anos,,já só faltam 16 para os 100,por isso decidi aumentar o prazo.
-Não conhecia a minha capacidade para ser escritor,queria um ritmo não literário,escrevo 3 livros ao mesmo tempo,um com pequenos detalhes da minha vida,um para jovens que estão na minha profissão,fazem-nos acreditar que vão ser estrelas,,as estrelas do palco são como as do céu morrem.As portas abrem-se e fecham-se,fazem espectáculos e vendem para milhões,mas são descartáveis e como não aprenderam a profissão do inicio é pior.
Eu vivo á 44 anos com a mesma mulher,ela suporta-me á esse tempo todo.
O público gosta de quem sai de uma situação para outra:como Piaf,ou Amália.
Não me preoucupo com a politica,não quero ser refem do poder,na politica como em tudo há imbecis e inteligentes,em novo era comunista,porque nos oferecia esperança para o amanhã,mas afinal foi o inferno,em vez do paraiso.fiquei decepcionado e a partir dai a politica deixou de me interessar.

De origem arménia.

Gosto de ser útil á humanidade naquilo que posso fazer,adoro viajar e encontrar pessoas que me reconhecem,gosto de visitar paises.
Falo muitas linguas e adoro comunicar e estar com as pessoas desses paises.
Eu sou françês e se a minha cultura familiar é arménia,esse não é o meu país.
gosto de fotagrafar em viagem.gosta de viajar com o seu cão.

Faço espectáculos com sucessos habituais e coisas novas.Gosto que os musicos que me acompanham.saibam ler a pauta e se portem bem no estrangeiro,rimo-nos muito e alimento-os bem.

Eu fui o artista com que a imprensa francesa foi injusta,apesar de ter trabalhado e evoluido bastante,
mas nunca deixaram de me ver como a primeira personagem que interpretei em palco,nem quizeram saber se progredi a escrever canções,começei como todos,mas pouco a pouco,as minhas cançoes foram sendo mais profundas e com muitos temas.

Jean Cocteau,até dos desconhecidos sinto falta e dos que enriqueceram a minha maneira de ver o mundo,até porque a partir do momento que temos um passado,de que gostámos,ele faz-nos falta,,,,

Ninguem me defendeu na primeira canção que escrevi,roubaram-me os direitos e eu nada pude fazer,até porque o que queria era o meu nome e fotografia nos cartazes.

O nosso dezejo era ter uma profissão em que vencêssemos e não ser vedetas.ex:Brassens,Bécaud,Ferré.

Um autor gosta sempre de ouvir os seus temas na voz de outros,mas que façam uma reinterpretação,se cantam como eu não me interessa.fecham-se espectáculos com musicas antigas.

Só se consegue fazer uma boa canção com muito trabalho,a minha canção mais popular,Emnenez-moi,,durante 40 anos ninguem lhe ligou, Mes Emmerdes agora é sucesso ,os jovens gostam do titulo.
Não tenho quem continue,a minha carreira,continuo a treinar os musculos da mão e a escrever todos os dias,para que a inspiração não acabe.Há um momento em que não se deve mais subir ão palco.

A energia que tenho,veio-me de ser filho de emigrantes,os meus pais trabalharam muito para nos criarem,viajaram para fora do seu pais,trabalharam em muitos oficios que não os deles para ganharem a vida,,,isso deu-me muita força.

Queriam ir para a América,mas desistiram,acabaram por ficar em França,para mim América (viveu nos EUA 3 vezes) significa dinheiro e isso não conta assim tanto.O enriquecimento intelectual é que me interessa,
prefiro fazer as canções de que gosto e não como nos EUA,as que querem que faça para ouvirem.
Na Europa,instruimo-nos mais.Gosto do pais mas não para viver.

-Eu não sei assim tanto,privei com muitos intelectuais e sei que eles teêm recursos,que não tenho,mas também tenho os meus-e,por isso ainda me falta aprender muito.

È muito dificil ser saudável na terra.

From:DN



Sem comentários:

Enviar um comentário