Bem Vindo/Welkome

Esta página pretende-se interactiva,deixe imagems,informações,dicas do mês.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Emoções e Sentimentos António Damásio- neurocientista Espinoza

Emoções António Damásio- neurocientista
Os literatos e não os ciêntistas,ocupavam-se dos sentimentos e emoções.
António Damásio cientista português,há mais de 30 anos erradicou-se nos EUA.
Demonstrou que emoções e sentimentos se podiam observar em laboratório,fazem parte
do nosso sistema de regulação.
O cérebro humano continua a ser um grande mistério.
As emoções servem para reagir de uma forma automática a ameaças ou oportunidades,
que se poem aos seres vivos.
São distintos,mas não autónomos.A emoção vem antes,o sentimento vem depois.Distinguem-se no tempo e na matéria.
A emoção começa no cérebro em resposta a determinado objecto ou situação,que é percebida e que despoleta o processo emocional,processo que se desenrola no corpo.
Sempre se manipularam as emoções.Quando se toma um remédio,modificam-se quimicamente as emoções causadas pela dor.As drogas e o alcool manipulam,a novidade é perceber como funciona,quanto mais percebermos como funcionam essas manipulações,mais as podemos prevenir e evitá-las.Se o publico souber como funcionam emoções e sentimentos,mais
fácilmente se defenderá das manipulações.
Pode-se melhorar a espécie humana,doenças como a depressão,a dor,a toxicodependência (toxicomania).Compreenderse-á melhor o que é o ser humano e teremos mais possibilidades de construir um futuro melhor,porque se percebem melhor as armadilhas em que podemos cair.
O grau do determinismo biológico é elevado,o nosso livre-arbítrio é pequeno mas existe.
Mas é falso que seja 100%,não podemos controlar tudo o que se passsa na natureza humana,quer na nossa quer na dos outros,há no entanto possibilidade de a compreender e controlar de ser livre,num determinado espaço,ai está a nossa esperança.
O aparelho das emoções e dos sentimentos,não é apenas automático,têm um componente que nos vem atravéz dos genes,é verdade,e que é de facto automático,mas a criação de cada uma das nossas vidas individualmente,é a criação de uma autobiografia individual,é a criação de de uma possibilidade única de responder ás emoções e de construir um universo que permite as emoções.Temos sem dúvida a possibilidade de manipular as emoções,temos a possibilidade e a obrigação de cultivar certas emoções como a felicidade,e temos a possibilidade e a obrigação de não permitir que as emoções negativas como o medo,a zanga,ou a tristeza,nos invadam e controlem a vida.
O filósofo do sec.XVII Espinoza,o que o levou até ele foram as suas ideias,á elementos de ambos os pensamentos coincidentes relativamente aos papéis que emoções e sentimentos desempenham na vida humana.
Espinoza obteve as suas ideias por intuição, Damásio por diferentes "Avenidas";observações de vários tipos,experiências várias,ficou maravilhado e quiz ler tudo quanto podia sobre Espinoza.
Depois interessou-se pelo próprio Espinoza,há qualquer coisa de muito especial,tanto na vida quanto no pensamento de uma pessoa como aquela.
Espinoza disse "A mente humana é a ideia do corpo humano ",damásio achou que a frase resumia o seu trabalho de 10 anos.A mente humana uma ideia do estado do corpo,não faz apenas parte do corpo,há curiosidade de saber que tipo de pessoa pode ter tido aquelas ideias.
Estava á procura de Espinoza quando escreveu o livro."Looking for Espinoza"
Como pensador,como pessoa,pelas suas próprias ideias Espinoza está em primeiro plano.
As ideias de Descartes fazem parte do dualismo de substãncia,a ideia de Espinoza é que corpo e mente fazem parte da mesma substância,vêm da mesma substância,fazem parte de um monismo.Em Espinoza e Damásio a razão é alimentada pela emoção.
Com as novas ideias que aparecem,aparecem as novas hipóteses,novas formulações teóricas.
Aparecem porque há uma maturação das ideias,há uma ligação constante,entre os novos dados,e as hipóteses anteriores.
Perceber aquilo que são e qual é o significado das emoções e sentimentos,é uma história que continua em curso.
Por Carlos Vaz Marques in Elle


Temos a obrigação de cultivar emoções como a Felicidade.No essencial as emoções servem para reagir de forma automática.

Sem comentários:

Enviar um comentário