Bem Vindo/Welkome

Esta página pretende-se interactiva,deixe imagems,informações,dicas do mês.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mário Bettencourt Resendes (1952-2010)

Jornalista e antigo diretor do "Diário de Notícias" , jornal de referência em Portugal.
Morreu na madrugada de 02.08.2010, vítima de cancro. Mário Bettencourt Resendes tinha 58 anos.


Antigo diretor do «Diário de Notícias», Mário Bettencourt Resendes era atualmente provedor dos leitores do matutino

André Kosters/Lusa

O jornalista Mário Bettencourt Resendes, antigo diretor do "Diário de Notícias", morreu hoje, aos 58 anos, na sequência de cancro, disse à Lusa fonte próxima da família.

O jornalista faleceu no Hospital Cuf Descobertas, pelas 2h15, e o corpo vai estar em câmara ardente na Igreja de S. João de Deus, em Lisboa, a partir das 17h30. O funeral realiza-se amanhã, depois de uma missa de corpo presente, às 15h, saindo para o crematório do cemitério dos Olivais em Lisboa.

Atualmente, Mário Resendes desempenhava a função de provedor do leitor do "Diário de Notícias".

Apesar de ter sido, nos últimos anos, um dos comentadores políticos mais presentes na televisão e na rádio, Mário Bettencourt Resendes tornou-se conhecido por ser diretor do "Diário de Notícias", cargo que ocupou no início da década de 90 e de onde saiu em 2003.

Economia ficou para trás



Nasceu em 1952 em Ponta Delgada e começou a sua carreira no jornalismo em 1975, depois de ter sido "apanhado" pelo 25 de abril quando estava no 5.º ano do curso de Gestão de Empresas e Economia.

Com as aulas paradas e a sociedade em convulsão, Mário Bettencourt Resendes resolveu ir tirar um curso de jornalismo a Paris. Nunca mais voltou à economia.

Em 1975 foi estagiar como jornalista no "Diário de Notícias" e, no final do estágio, entrou para a equipa fundadora do "Jornal Novo", um jornal pós-revolução politicamente ativo. Ainda passou por uma revista semanal chamada "Opção", mas pouco mais de um ano depois, em novembro de 1976, voltou ao "Diário de Notícias", onde ingressou nos quadros.

No "Diário de Notícias" foi, sucessivamente, redator de Política Nacional, editor do suplemento "Análise DN", coordenador das secções de Política Nacional, Economia e Trabalho, e diretor adjunto.

Provedor dos leitores do "Diário de Notícias"



Quando o título foi privatizado, em 1991, já era diretor, tendo passado a integrar o grupo Lusomundo. Alguns anos depois, quando o jornal passou para as mãos do grupo Controlinveste, mantinha-se no cargo e afirmou sempre ter uma relação excelente com o empresário Joaquim Oliveira.

Depois de sair da direção do "Diário de Notícias", tornou-se, em 2007, provedor dos leitores daquele título, cargo cuja criação aconteceu por sua iniciativa.

Apesar do interesse no jornalismo ter perdurado mesmo depois de sair da direção do "Diário de Notícias", deixou para trás um sonho que considerou inconcretizável: ser governador de Macau. "Tenho um grande fascínio pelo oriente e deve ter sido extremamente interessante o exercício daquelas funções e a relação com a República Popular da China", disse numa entrevista.

Além de jornalista, Mário Bettencourt Resendes foi professor de Comunicação Social no Instituto Superior de Comunicação Social, moderador de mesas-redondas, analista político e responsável por programas na RTP e na Rádio Comercial e comentador político na TSF.

Premiado pela Associação de Jornalistas Europeus



Assumiu ainda a vice-presidência da comissão diretiva europeia da Associação de Jornalistas Europeus, a presidência da assembleia geral da secção portuguesa e em 1994 foi nomeado, pela Comissão Europeia, para fazer parte do Conselho Consultivo dos Utilizadores (Bruxelas).

Membro do conselho diretor do Centro Europeu de Jornalismo, foi galardoado com o Prémio Europeu de Jornalismo, atribuído pela Associação de Jornalistas Europeus, em 1993.

Foi ainda porta-voz do Movimento Informação e Liberdade, criado em 2008, com o objetivo de ser interlocutor em todos os processos de discussão de matérias de interesse para a classe dos jornalistas como a auto regulação e o acesso à profissão.



Fonte :  Expresso

NP: Presto-lhe homenagem. Acompanhava os seus comentários e tinha por ele admiração, consideração, simpatia.

Opiniões :
"Não se queixava, não falava nada, ou falava pouco, sobre os maus momentos, que tomava a responsabilidade de resolver "
"Um católico resistente, "sobre a igreja e sobre Deus tenho cá a minha opinião"
"Pediu na ultima hora a extrema unção, no dia seguinte acordou , perguntou à enfermeira
 " Ainda estou vivo?"
Foi um tempo extra que Deus lhe concedeu.
"Sabia que ia, mas aproveitou com serenidade o tempo restante, na companhia da sua mulher e filhos "
" A minha recordação é a de um homem alegre, sorridente, deu-nos a lição de relativizar os pequenos dramas e não nos desgastar-mos com o acessório"
"Era um Homem bom e isso é o melhor que podemos dizer de alguém"
"Muito Competente"
"Há Frente do seu tempo"
Comentadores in Tv.